sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ensino a Distância

Metodologia diferenciada de Ensino a Distância

A metodologia de Ensino a Distância (EaD) contempla um modelo de ensino que combina aulas presenciais ao uso inteligente do EaD, utilizando tecnologias de informação, comunicação e uma com variedade de recursos multimídia. Neste modelo, o aluno assiste as aulas nos polos de ensino, uma vez por semana, com o professor presente em sala de aula.

Em casa, no trabalho ou no laboratório de informática do próprio polo de estudo, o aluno acessa um ambiente virtual que conta com todo o material de apoio, desenvolvido exclusivamente ao curso por professores-conteudistas e selecionados pelos Supervisores de Pós-Graduação da Anhanguera Educacional.
No ambiente virtual também é possível que o aluno coloque em prática o que aprendeu em sala de aula, por meio da problematização e da resolução de problemas. Isto é possível com o uso de uma ferramenta metodológica arrojada chamada Desafio de Aprendizagem (DA), sempre com apoio do professor-tutor.
Ao cursar a pós-graduação a distância da Anhanguera, os alunos participam de três momentos pedagógicos:
  • Momento presencial, com aulas no polo de estudo: são aulas com duração de três horas, ministradas nos polos de estudo e que contam com a presença do professor-palestrante especialista, mestre ou doutor em sala de aula.
  • Momento de interatividade: o aluno estuda o material de apoio (leitura fundamental, sugestão de leitura, exercícios de fixação) disponibilizado no ambiente virtual e desenvolvido especialmente para o curso. Além disso, pode e deve tirar suas dúvidas com o professor-tutor, a distância, por meio do ambiente virtual.
  • Momento do desafio de aprendizagem: é um processo de aprendizagem por problematização, no qual aluno vivencia as questões do seu cotidiano profissional com a resolução de atividades - um artigo científico, estudo de casos, relatório ou entrevista - e problemas práticos, sempre mediado pelo professor-tutor a distância.

 

5 comentários:

  1. Estava lendo acerca do assunto e para alguns profissionais relacionados a recrutamento e seleção algumas empresas ainda dão preferências aos alunos oriundos do ensino tradicional. Ou seja, do ensino em sala de aula. Estes profissionais esclarecem que é importante o relacionamento presencial em sala de aula. Entendem que durante o curso a troca de informações entre alunos presentes tem mais valor pedagógico, o aluno termina o curso com uma “maior bagagem de conhecimento”.
    Ao ponto que no ambiente virtual existe esta anulação presencial o que dificulta um conhecimento mais próximo do saber propriamente dito.

    ResponderExcluir
  2. A modalidade EaD veio para concretizar o sonho da democratização e universalização do ensino. Um curso bem feito, em uma instituição renomada não fica devendo nada a cursos presenciais. Vale a motivação do aluno, que se torna realmente sujeito da própria aprendizagem. Nas palavras de Paulo Freire, "ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." O conectivismo permite a ampliação do conhecimento. Empresas que dão preferencia a candidatos formados em cursos presenciais ainda estão com a visão restrita e preconceituosa de que é o curso que faz o aluno...

    ResponderExcluir
  3. A EaD surge em um momento significativo de crescimento econômico do Brasil. E além de proporcionar aos já formados a reciclagem de seus conhecimentos, a EaD chega aos mais distantes rincões desse país onde a educação presencial é vítima de múltiplos entraves políticos e geográficos.

    ResponderExcluir
  4. A Metodologia da Anhanguera é pautada nas aulas interativa com participação de tutores presenciais em salas de aula,porém É de suma importância sua contribuição ,pois é através deles que ocorrem as mediações instantânea juntos aos mediadores dos cursos realizados em seus polos do qual proporciona aos seus alunos uma educação diferencia de outros cursos EaD, fórum de duvidas referente aos conteúdos ministrados,entre outros,portanto seus tutores são formados na sua área de atuação.

    ResponderExcluir
  5. Estamos em pleno momento de transição.
    Se pudéssemos concretizar o "antes" e o "depois" da revolução tecnológica, diria que estamos exatamente sobre a linha divisória.
    Em linhas gerais, ainda não possuímos uma visão clara e segura sobre a EAD - como bem disse Ilsenir, o preconceito com relação aos profissionais formados por cursos a distância se mantém forte no mercado. Mas é questão de tempo! Infelizmente, as mudanças de pensamento não acontecem com a mesma velocidade das mudanças tecnológicas das nossas condições materiais de exsitência...

    ResponderExcluir