quarta-feira, 20 de junho de 2012

Benchmarketing e Empreendedorismo






“Deixe de lado a vaidade Só não consegue seus objetivos se sonhar demasiadamente ou dando o passo maior que as pernas” Silvio Santos

Benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.
A competitividade mundial aumentou, acentuadamente nas últimas décadas, obrigando as empresas à um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no mercado onde atua.
Na maioria das vezes o aprimoramento exigido, sobretudo pelos clientes dos processos, produtos e serviços, ultrapassa a capacidade das pessoas envolvidas, por estarem elas presas aos seus próprios paradigmas.
Na aplicação do Benchmarking, como todo o processo, é preciso respeitar e seguir algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma constante melhoria do mesmo. Neste processo existe um controle constante desde sua implantação (plano do processo) até a sua implementação (ação do processo)
A empresa interessada em implantar benchmarking deve analisar os seguintes fatores: Ramo, objetivo, amplitude, diferenças organizacionais e custos, antes da definição ou aplicação do melhor método, pois cada empresa individualmente tem as suas necessidades que devem ser avaliadas antecipadamente à aplicação do processo.
Mas o que Benchmarking? “Benchmarking é a prática de ser humilde o suficiente para admitir que alguém é melhor em algo, e ser sensato o suficiente para aprender como alcançá-lo e superá-lo".(Björn Andersen)
Os Japoneses têm uma palavra chamada “dantotsu” que significa lutar para  tornar-se o "melhor do melhor", com base num processo de alto aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes.
Esse conceito enraizou-se numa nova abordagem de planejamento estratégico. Durante a última década, ele tem produzido resultados impressionantes em companhias como a Xerox, a Ford e a IBM e é conhecido como Benchmarking.
Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. 
O que é Benchmarking Industrial ?
O Benchmarking Industrial é uma ferramenta que permite comparar o nível de competitividade de uma empresa em relação aos líderes mundiais do seu setor de atuação.
Essa metodologia foi desenvolvida numa parceria entre a IBM Consulting Group e a London Business School, e vem sendo aplicado no Brasil desde 1997. Atualmente conta com um banco de dados com mais de 900 empresas no mundo, de diversos setores.
O processo de análise é realizado pela equipe de consultores credenciados em todos o Brasil e tem duração de três dias, levando em conta áreas-chave da empresa.
Por que aplicar o Benchmarking Industrial ?

Em um ambiente empresarial competitivo é essencial para as empresas melhorarem seus resultados (ou performance) para que possam sobreviver e continuar crescendo. Mas quais são os resultados obtidos pelas empresas?
Como esses resultados são comparados com a concorrência? Muitas empresas acreditam conhecer as respostas, mas o único caminho para realmente saber se uma empresa é considerada Classe Mundial ou encontra-se acima ou abaixo da média do seu setor é através da comparação ou benchmarking.
Benchmarking Industrial auxilia a definir o nível de performance atual de uma empresa. Através dele é possível entender como as práticas implementadas e a cultura da empresa influenciam na satisfação dos seus clientes e nos seus resultados como um todo.
A aplicação do Benchmarking Industrial é uma importante ferramenta estratégica que não só possibilita a comparação da empresa com seus concorrentes identificando as áreas com oportunidades de melhoria e áreas nas quais a empresa se destaca, mas também auxilia na elaboração de planos de ação para atuar sobre as oportunidades identificadas.

Quando utilizado nas várias unidades operacionais de uma mesma empresa, o Benchmarking torna-se uma poderosa ferramenta para disseminação de melhores práticas e comparação de desempenho.
Isto permite o compartilhamento de informações, experiências de sucesso e competências internas entre diversas unidades.

Principais benefícios do Benchmarking Industrial:

·         Identificar oportunidades para melhoria na empresa;
·         Avaliar a relação prática-performance;
·         Estimular à integração entre as áreas da empresa;
·         Motivar a equipe pelo uso do enfoque participativo;
·         Fornecer subsídios para o estabelecimento de metas factíveis;

Outra vantagem do benchmarking é a mudança da maneira de uma organização pensar sobre a necessidade para melhoria. Benchmarking fornece um senso de urgência para melhoria, indicando níveis de desempenho atingidos previamente num processo de parceiro do estudo.
Um senso de competitividade surge à medida que, uma equipe, reconhece oportunidades de melhorias além de suas observações diretas, e os membros da equipe tornam-se motivados a se empenhar por excelência, inovação e aplicação de pensamento inovador a fim de conseguir sua própria melhoria de processo.
É necessário que as organizações que buscam o benchmarking como uma ferramenta de melhoria, assumam uma postura de "organização que deseja aprender com os outros" para que possa justificar o esforço investido no processo, pois essa busca das melhores práticas é um trabalho intensivo, consumidor de tempo e que requer disciplina.

Portanto, benchmarking é uma escola onde se aprende para aprender.

Guilherme Sundfeld é Prof nos Cursos de TGRH Fac. Anhanguera

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