segunda-feira, 18 de junho de 2012

EXÉRCITO BRASILEIRO Portal de Educação EAD



A educação a distância (EAD) constitui-se em uma alternativa para facilitar o acesso ao ensino, seja na educação tradicional, no processo de educação continuada, na capacitação e no aperfeiçoamento profissional. Esta modalidade de ensino permite que o aluno estude em qualquer lugar, a qualquer hora e no ritmo que deseja.
Dessa forma, o Exército Brasileiro que, por meio do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), tem como uma de suas missões pesquisar, educar e capacitar recursos humanos, acredita que a EAD é uma forma eficaz de investir constantemente no aprimoramento de seus profissionais e da sociedade. Movido pelo espírito empreendedor, o Exército empenha-se na construção de um Brasil sem fronteiras, sem hiatos educacionais entre as regiões geográficas, buscando tornar a educação acessível aos militares e à população, em todo o território nacional.
Educação sem distâncias
Nesse contexto, o DECEx criou, por meio da Portaria nº 161, de 20 de dezembro de 2005, a Coordenadoria de Ensino a Distância (CEAD), com o objetivo de desenvolver e implementar ações de EAD no Exército Brasileiro, permitindo que os militares possam, mesmo que transferidos para qualquer parte do Brasil ou em missão no exterior, continuar seus estudos em busca de uma melhor capacitação profissional.
A CEAD, em parceria com a Fundação Roberto Trompowsky Leitão de Almeida de Apoio ao DECEx, proporciona educação continuada, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e treinamentos de curta duração aos integrantes da Força, assim como a seus dependentes e à sociedade em geral. Por meio de intercâmbios com instituições civis e militares, são oferecidas soluções em EAD que buscam implementar inovações e melhorias educacionais, visando à evolução do ensino militar com qualidade.
Assim, para articular a autoaprendizagem com as diferentes formas contemporâneas de comunicação, a CEAD e a Fundação Trompowsky investem em tecnologia e em projetos como o Portal de Educação do Exército (www.ensino.eb.br) e o Ambiente Virtual de Aprendizagem, o EB aula.

Portal de Educação do Exército
A proposta deste projeto é promover a gestão do conhecimento, reunindo os sistemas acadêmico e administrativo, além de informações sobre educação, projetos de pesquisa e parcerias com universidades. O objetivo é dinamizar o sistema de ensino do Exército e atingir todas as pessoas nele inseridas, utilizando a internet e meios interativos para tornar fácil, ágil e inteligente todo o processo de aprendizagem.
O Portal atende tanto a comunidade militar como ao público civil, com cursos de pós-graduação, graduação, capacitação e treinamento na modalidade a distância. Os programas de EAD podem utilizar internet, cd-rom, videoaula e material impresso. Para o público militar, o e-learning é uma ferramenta complementar aos programas presenciais de educação continuada que a Força oferece.
Nesse contexto, a CEAD e a Fundação Trompowsky atuam para que a distância física não seja uma distância de atenção, atendimento e dedicação. Acredita-se na excelência em educação a distância, sem distâncias. É com este objetivo que a CEAD e a Fundação Trompowsky atuam nessa importante modalidade de ensino, que se encontra em constante crescimento, e na qual o Exército Brasileiro se faz presente como referencial de qualidade.
Localização

 

A CEAD e o setor administrativo da Fundação Trompowsky estão localizados no Palácio Duque de Caxias, situado à Praça Duque de Caxias, 25/6º andar, Centro - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 20.221-260.

Nenhum comentário:

Postar um comentário